Topo

Polícia já tem imagens que mostram um dos suspeitos de queimar dentista em São José dos Campos

Janaína Garcia*

Do UOL, em São José dos Campos (SP)

28/05/2013 13h18

A Polícia Civil já tem imagens de câmeras de segurança que mostram ao menos um dos dois suspeitos de atear fogo no dentista Alexandre Peçanha Gaddy, em São José dos Campos (97 km de São Paulo).

Em entrevista coletiva concedida no início da tarde desta terça-feira (28), o delegado seccional da cidade, Leon Nascimento Ribeiro, afirmou que câmeras do COI (Centro de Operações Integradas), que é fruto de uma parceria entre a prefeitura de São José dos Campos e as polícias Militar e Civil, mostram um dos assaltantes deixando o consultório, minutos após o crime --registrado às 20h58 da segunda-feira (27).

"Não há sinais de arrombamento no consultório; a vítima disse aos policiais que o socorreram que havia sofrido uma tentativa de assalto, mas que, como os bandidos estavam encapuzados, não poderia identificá-los", declarou.

Ainda conforme Ribeiro, o dentista estava sozinho no momento da abordagem e fora do horário de expediente, o qual costumava encerrar por volta das 20h.

Os depoimentos sobre o caso estão sendo conduzidos pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais), para onde foram encaminhados documentos pessoais e cartões magnéticos do dentista, queimados na ação. De acordo com o delegado, o material foi encontrado na lixeira do banheiro do consultório.

"Serão ouvidos amigos, familiares, funcionários e vizinhos, pois foram eles quem o socorreram [vizinhos], quando ele gritou por ajuda", afirmou Ribeiro. "A príncipio investigamos o crime como uma tentativa de roubo, mas nada está descartado".

Raio X de São José dos Campos

População:629.921
Área:1.099,409 km²
Gentílico:Joseense
  • Fonte: Censo 2010, IBGE

Entenda o caso

Gaddy teve seu corpo queimado durante um assalto em seu consultório, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, na noite da segunda-feira (27). Ele foi socorrido pela polícia ainda com o corpo em chamas. 

O crime foi cometido um mês e dois dias após a também dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza ter morrido queimada por ladrões dentro de seu consultório, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.

De acordo com a Polícia Civil, Gaddy estava consciente quando do resgate e informou que sofreu tentativa de roubo de dois homens encapuzados, que atearam fogo em seu corpo. Ele teve 60% do corpo queimado, segundo a polícia.

Uma testemunha ajudou a salvar Alexandre. Mauro Lopes Duarte fez o alerta, e o resgate conseguiu ser feito a tempo. Duarte estava próximo ao consultório, na Rua dos Periquitos, 923, na Vila Tatetuba, dentro da Vila Industrial de São José dos Campos.

Segundo uma funcionária do Pronto Socorro da Vila Industrial, Gaddy passou por uma cirurgia na madrugada desta terça-feira (28). (Com informações do Estadão Conteúdo)